Luanda – A Embaixada dos Estados Unidos da América em Angola anunciou que uma delegação oficial do Governo norte-americano realizará uma visita à província de Benguela no próximo dia 26 de Junho, no âmbito da Cimeira de Negócios EUA–África 2025.
Fonte: Club-k.net
A visita, que incluirá paragens estratégicas em Biopio, Catumbela e Lobito, pretende reforçar os laços de cooperação entre os EUA e Angola, com foco nos sectores da energia renovável, infra-estruturas, agro-indústria e logística.
A delegação será acompanhada por representantes do governo angolano e por empresas parceiras envolvidas em projectos financiados e apoiados pelos Estados Unidos, com destaque para iniciativas no quadro da Parceria para Infra-estruturas e Investimento Global (PGI).
Programa Oficial:
09h45 – Projeto Solar da SUNAFRICA (Biopio)
Representantes da SUNAFRICA apresentarão a tecnologia americana aplicada no projecto e a sua escala energética.
11h45 – Fábrica de Açúcar do Complexo Carrinho (Catumbela)
Representantes da empresa e autoridades americanas falarão sobre o impacto do investimento agro-industrial financiado via PGI.
15h30 – Viagem de Comboio e Apresentação Logística (Lobito)
Durante o percurso ferroviário entre a Estação de Lobito e o Terminal da AGL, o CEO da AGL, David Reekman, explicará as operações logísticas da empresa.
16h30 – Visita ao Terminal Mineral do Lobito
O CEO da Lobito Atlantic Railway (LAR), Francisco Franca, fará uma apresentação sobre a infraestrutura e o potencial económico da linha férrea.
17h15 – Encontro com a Imprensa e Refrescos (Terraço do Terminal)
Estão previstas declarações do Governador de Benguela, membros da delegação americana, da Administração do Porto do Lobito, da LAR e do Caminho de Ferro de Benguela (CFB).