Luanda – O Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, cancelou a viagem que o levaria à Itália na sexta-feira, 20 de junho, onde estava prevista a sua participação num encontro de alto nível no âmbito do Plano Mattei, promovido pelo Governo italiano.

Fonte: Club-k.net

Segundo fontes próximas da Presidência, a decisão está relacionada com a realização da 17.ª Cimeira de Negócios EUA–África, que arranca esta semana em Luanda, e que exige a presença activa do Chefe de Estado angolano, na qualidade de Presidente da União Africana e anfitrião do evento.

 

O grupo de avanço presidencial, composto por 26 membros do seu gabinete, que já se encontrava em território italiano desde o dia 18 de junho, foi orientado a regressar a Luanda. A delegação chegou à capital angolana no domingo, 22.

 

A Cimeira EUA–África, organizada em parceria com o Corporate Council on Africa (CCA), reunirá líderes africanos, representantes do governo norte-americano e instituições multilaterais como o FMI, Banco Mundial e Banco Africano de Desenvolvimento (BAD). O evento é considerado um marco na diplomacia económica angolana e no reposicionamento estratégico do país no contexto das relações transatlânticas.

 

O Plano Mattei, por sua vez, é uma iniciativa da primeira-ministra italiana Giorgia Meloni, que visa reforçar a cooperação com África nas áreas da energia, agricultura, infraestruturas e formação técnica. A ausência de João Lourenço nesse fórum poderá ser compensada por encontros bilaterais à margem da cimeira em Luanda, onde também estarão presentes representantes da União Europeia.